TAKIKOMI GOHAN (RISOTO JAPONÊS OU MAZE GOHAN)

TAKIKOMI GOHAN (RISOTO JAPONÊS OU MAZE GOHAN)

Ingredientes

280 g de arroz japonês
400 ml de água
1 colher (sopa) de saquê
1 peito de frango pequeno
4 dentes de alho picadinhos
2 colheres (sopa) de azeite
1 cenoura média, picada em cubinhos
3 ou 4 shiitakes frescos
2 aguês (tofu frito)
1 raiz de bardana (gobô)
50 g de konnyaku 
2 colheres (sopa) de shoyu
sal a gosto
gergelim branco torrado a gosto
Modo de Preparo

Lave bem o arroz, até a água sair transparente, escorra a água e coloque na panela de arroz ou na panela que você irá cozinhá-lo no fogo. Acrescente a água e o saquê e reserve.

Pique o peito de frango em cubinhos bem pequenos e tempere com 1 colher (sopa) de saquê e uma pitada de sal e pimenta do reino. Reserve.

Tire os talos dos shiitakes e descarte-os. Corte a parte de cima em tiras de 1/2 cm. Como meus shiitakes eram grandes, acabei cortando no meio e depois em tiras, mas aí, ele acabou sumindo, então, o legal é deixar em tiras grandes mesmo.

Coloque os aguês em uma peneira e despeje água fervente sobre eles. Essa água é para tirar o excesso de gordura que ele possui. Seque com papel toalha e pique em tiras finas também.

Pique o konnyaku em cubinhos ou tiras e afervente por alguns minutos. Lave em água corrente e deixe escorrendo.

Descasque a bardana com um descascador de batatas ou raspe a casca com uma faca. Encha um recipiente com água e vá cortando a bardana, como se estivesse apontando um lápis, deixando-a dentro da água até o momento de utilizá-la. A bardana tende a escurecer se ficar muito tempo exposto, por isso, deve ficar dentro da água e deve-se apenas picá-la, momentos antes de utilizá-las. Cuidado para não espirrar na roupa, pois ela mancha.

Em uma panela média, esquente o azeite e dê uma leve douradinha no alho. Acrescente o frango temperado e misture até que tenha mudado de cor. Junte a cenoura picada, os shiitakes, os aguês, o konnyaku e a bardada escorrida.

Tempere com shoyu e sal e deixe os legumes murcharem um pouco, não precisa cozinhar muito, pois eles serão cozidos novamente junto com o arroz.

Deixe amornar um pouco e coloque na panela de arroz ou na panela que irá ao fogo para cozinhar o arroz. Não precisa misturar. Ligue a panela e deixe cozinhar no modo normal.

Se for fazer no fogão, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo bem baixinho até secar a água.

Depois de pronto, antes de abrir a panela, deixe descansando por alguns minutos.

Agora é só abrir, misturar e servir em potinhos de sua preferência. Salpique gergelim torrado por cima e sirva com uma salada.